quinta-feira, outubro 16, 2008


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

quarta-feira, outubro 15, 2008

Mais... Histórias

Pilar de Goiás é rico em história e atrações turísticas, seus casarões, chafarizes seculares, sinos, igrejas do Brasil Colônia, propiciam uma viagem ao tempo, um enorme encontro com a história.

sábado, outubro 11, 2008

Educação Infantil
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Preparação do jantar para os foliões
Alunos do EJA - Narram a história da forca na Igreja N. Senhora das Mercês
Cachoeira do Ogó
Dança de Catira
Entrada da gruta dos escravos

Forno de Barro

sexta-feira, outubro 10, 2008

Uma pequena viajem ao passado

A busca pela liberdade por parte de escravos durante o ciclo do ouro fez surgir, em 1741, a cidade de Pilar de Goiás.

Um grupo de escravos foragidos formou o Quilombo de Papuãn, onde foram encontrados trabalhando em lavras de ouro nas minas da Cachoeira do Ogó. Esse local era conhecido pelos índios como Mata de Papuãn, palavra da língua tupi que significa capim-marmelada, abundante na região à época.

Com a edificação da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, surgiu o arraial que recebeu o mesmo nome e, em poucos anos, tornou-se cenário de pompa e riquezas, com freqüentes visitas de fidalgos do Reino. Com um desenvolvimento surpreendente, decorrente da imensa quantidade de ouro extraída na região, o arraial tornou-se freguesia em 1751, passando a julgado em 1809 e à categoria de vila, com o topônimo simplificado para “Pilar”, em 1833.

O centro histórico de Pilar foi tombado pelo IPHAN em 1953 e o seu conjunto arquitetônico e paisagístico foi o primeiro a ter o qualificativo de paisagismo no seu título, inscrito em 1954 no Livro de Belas Artes e no Livro Histórico, do IPHAN, segundo o parecer de Carlos Drummond de Andrade.

O município é rico em história e atrações turísticas. Destacam-se a Cachoeira do Ogó, a Gruta dos Escravos, os sinos datados de 1785, que podem ser ouvidos a doze quilômetros de distância, e casarões coloniais como a Casa da Princesa. Conta-se que quando a família de D.Pedro II fazia uma de suas incursões pelos sertões do Brasil, passando por Goiás, foi exatamente nessa casa que a Princesa Isabel dormiu. Nela funciona hoje o Museu Casa da Princesa.

A cidade possui uma grande tradição em festas religiosas, sendo as mais importantes a Festa de Nossa Senhora do Pilar, com a tradicional Cavalhada, que existe há mais de um século, e a Festa do Império do Divino Espírito Santo, com destaque para as Folias do Divino e a apresentação do Bumba Meu Boi.

Pilar, que está localizada no Médio Norte Goiano, conta hoje com 2.852 habitantes (IBGE/2007) e a agropecuária é a base da sua economia.


Festa do Divino Espirito Santo

festa do Divino Espírito Santo da qual Pilar tanto se orgulha.

Festejar é também aprender.

A festa é um momento muito especial no qual as comunidades compartilham experiências coletivas, significativas e prazerosas. Ao se produzir a festa, gestos, palavras, rituais são renovados e ao e dar à criança possibilidades de participar desse processo, está se contribuindo para o seu processo de formação.


Essa é a Igraja Nossa Senhora do Pilar

A FILHA DO REI (por dona Angélica Pereira Ramos)



A Princesa era uma moça muito triste, jamais sorria. Inconformado pela tristeza da filha, o rei seu pai, anunciou que daria sua mão e uma fortuna em ouro e jóias ao cavalheiro que a fizesse sorrir.

Tia Angélica

Muitos pretendentes, bonitos, ricos e valentes príncipes, vindos de todas as partes do mundo, tentaram em vão tal façanha. A linda Princesa limitava-se a olhar as pantominas que os mesmos faziam, com ar melancólico e enfastiado...

Ora, existia na cidade, um sujeito sobre quem se dizia as coisas menos edificantes que se pode dizer de um homem: velhaco, de pouca ou nenhuma confiança, um “pé-de-canteiro”*, um “boró”**, um malandro, um desqualificado, um “quarta-feira”*** que vivia de pequenos expedientes ilícitos. Qual não foi a surpresa no reino, quando, da tribuna do Coreto, na Praça Central, o “Boró” anunciou sua intenção de casar com a princesa, fazendo-a não só sorrir, mas gargalhar. Naturalmente, arrancou protestos indignados, copiosas vaias. Onde já se viu! Não bastasse a petulância, inda vinha a pretensão: fazer a Princesa gargalhar! Onde já se viu! Princesas não gargalham, apenas sorriem, elegantes...

Chegando em casa, o “Boro” foi severamente repreendido pela sua santa mãe, inconformada com a “...sina daquele menino desnaturado, destinado a desonrar o nome da família, pobre mas decente... melhor faria se estivesse com enxada a capinar!” Mas ele, disposto estava a levar adiante seu plano, anunciou: “Minha mãe, vou fazer fortuna vendendo carne de caça!”

E assim, eis que no meio da manhã do outro dia, surge na cidade, ele, o “pé-de-canteiro”, “quarta-feira”, “boró”, velhaco, o malandro, puxando um velho pangaré, magro e bexiguento, que por sua vez puxava uma carroça cheia de carnes! Mas, junto com a carne, vinha junto uma nuvem de moscas e da carne desprendia terrível odor! Devia ser carne de capivara ou tatu peba! E o “Boró” anunciava a venda de carne e, pior, a alto preço! Mas, por onde passava, o povo tapava as narinas, incomodado com o cheiro insuportável e comentava: “Quem seria louco de comprar aquela carne muxibenta?” Porém, incólume as críticas, o “Boro”, prosseguiu sua faina, oferecendo de casa em casa a carne fedorenta, sem encontrar um único interessado... o máximo que conseguiu foi expressões repulssivas de nojo...

Após andar pacientemente por toda a parte, chegou até a Praça Central, bem diante dos aposentos da Princesa e, sentando-se em cima da carroça, começou a cortar pedaços da carne e atirar aos cães. Primeiro, foram os cães vadios, famélicos e sarnentos que se aproveitaram, mas, como notícia de carne corre rápida entre os cães, em pouco tempo uma quantidade impresionante de cachorros se formou em torno da carroça do Boro, cheia de carne. Bem, ele distribuiu alguns nacos e foi embora, deixando a cachorrada brigando pelos despojos!

Chegando em casa, foi recebido pela mãe zelosa: “Menino desnaturado! Onde já se viu! Manchar o nome da família! Vender carne ruim pra gente decente! Não compram, ora! Onde já se viu?” Ao que ele respondeu: “Ora, se não vendo carne pra gente, vendo pra cachorro!”

E, no outro dia, logo de manhã, foi ele para a Praça Central, diante dos aposentos da Princesa, onde o grupo de cachorros já esperava, a ganir festejos, alegres. Pacientemente, ele cortava carne e jogava, a espaços regulares. E mais cães chegando! Agora, já não eram somente cães vadios, mas sim cães de guarda e caça, até cães de madame se acercavam; cachorros abandonavam seus tratadores, fugiam das bacias de banho e corriam para a Praça! Outros quebravam correntes, cavavam por baixo de muros e cercas, formando uma quizumba sem tamanho. Caçadores, moradores, até o Destacamento Policial do reino se viu privado dos valiosos cães, pois todos estavam na Praça, banqueteando-se com os pedaços de carne de capivara e tatu peba, que o Boró distribuía generosamente!

Os donos dos cães, a princípio até ignoraram o Boró, chamando os cães de volta, mas, os mesmos não arredavam pé, ignorando os donos! Então, eles falaram com o Boró: queriam os cães de volta! Porém, o mesmo, fez um ar altivo e disse: “Eles comeram minha carne! Carne que eu ia vender!” os homens: “Como? Essa carne fedida, ruim?!” O Boró: “Era minha carne! Carne que eu ia vender! Se quiser os cachorros de volta, que me paguem!”

Bem, pra encurtar a história, conversa vai e vem e o remédio foi pagar. E pagaram o preço que ele cobrou! Pagavam em moedas de ouro, em notas, em jóias! E o Boró foi enchendo os bolsos, os picuás, os embornais! Sacos de dinheiro. A carroça, antes cheia de carne fedorenta, agora estava cheia de dinheiro. Poucos notaram, mas, lá do alto, da sacada das alcovas reais, a Princesa a tudo observava e, no momento em que os donos dos cachorros saíam arrastando seus bichos entre impropérios e o Boró recolhia o dinheiro, ela deu uma sonora gargalhada!

Bem, palavra de rei não volta atrás, todos sabem: entrou pelo pé de pato, saiu pelo pé de pinto! O rei mandou dizer que conte mais cinco!